Olá, esse blog foi aposentado e as novidades estão todas em: http://giancarlorufatto.tumblr.com

:)

Os Irmãos Da Sarjeta.



* texto originalmente escrito para explicar à Aline Roman quem são os Gutter Twins.



Era uma vez, lá no antigo anos noventa, dois rapazes que amavam o delta do Mississipi sobre todas as outras coisas, seus nomes eram Greg Dully e Mark Lanegan.

Esses dois rapazes comandavam respectivamente o Afghan Whigs e o Screaming Trees – duas primas pobres dos grunges famosos - Nirvana, Pearl jam, etc. Digamos que elas não seguiam muito bem o estilo em voga pelos parentes ricos e estavam mais perto de New Orleans do que de Seattle - principalmente o Afghan Whigs com seu rock carregado de referencia ao soul enquanto o Screaming Trees mantinha os pés no blues rock. Mesmo assim, as duas bandas tiveram relativo sucesso entre 1992 e 1994 – período em que todas as bandas com guitarras e cabeludos tiveram seu momento de fama e um hit passando na MTV.

Com o suicídio de Kurt Cobain dando inicio ao processo de downsizing da cena grunge, várias bandas ficaram presas ao rotulo de One Hit Wonders dos anos noventa – não importando se algumas destas mantiveram uma carreira ativa ao longo da década (exemplo: Counting Crows). Desse mal nem Screaming Trees escapou, mesmo que o primeiro disco da banda seja de 1986, foi “nearly lost you” que tocou (e ainda toca) muito nas FMs e pra muita gente resumiu a existência da banda à canção da trilha do filme - espírito de época - “Singles – vida de solteiro”.

Já o Afghan Whigs continuou lançando discos via SupPop até encerrar o expediente em 1999 e deixou pelo menos dois discos maravilhosos para a historia da humanidade: Black Love (que fecha com a linda “faded”) e 1965 (que teve um quase hit em “66”). Greg Dully seguiria aperfeiçoando seu jeito de fazer soul com guitarras barulhentas no lugar do naipe de metais com o Twilight Singers. A banda já gravou quatro discos - incluindo um de covers inusitados, she loves you e alguns EPs.

Com “começa-pára-começa” do Screaming Trees (a banda nunca acabou oficialmente), Lanegan passou gravar com Deus e o mundo (procure no wikipedia para ver a lista inteira), resgatar clássicos do que ainda viria a ser chamado de rock ‘n’ roll para discos solos. E tão grande quanto a contribuição de Lanegan ao trabalho alheio, são as participações de amigos famosos e fãs do cara em seus discos. O primeiro - The Winding Sheet (1989), traz os “novatos” Kurt Cobain e krist Novoselic tocando (e é de la que saiu a cover de "where did sleep the last night" que fecha o acustico do nirvana) e enquanto o ultimo - Bubblegum (2004) traz Pj Harvey, Mellissa Auf Der Maur e Josh Homme. Homme - lider do Queens Of The Stone Age - chegou acompanhar o Screaming Trees no final da década de 90 e Lanegan participa de quase todos os discos do QOTSA. Recentemente, o cara encontrou tempo para gravar com SoulSavers no intervalo entre os dois discos que gravou em dueto com a ex-gordinha do Belle and Sebastian e atual delicia Isobel Campbell. O segundo álbum da dupla, Sunday at devil dirt (2008) é mais que um disco, é praticamente uma ode a safadeza.

Greg Dully e Mark Lanegan agora fazem parte do Gutter Twins – banda que celebra uma parceria que data do inicio dos anos zero-zero ainda nos discos do Twilight Singers. Juntos, os irmãos da sarjeta lançaram dois ótimos álbuns em 2008: Saturnalia – que saiu mundo a fora pela SubPop e Adoratta - um belo EP que mistura covers que vão do Primal Scream ao bardo Jose Gonzales e algumas novas canções da banda. Vale lembrar que Adoratta foi lançado apenas virtualmente (via Itunes) e sua renda foi em beneficio à Fundação Natasha Schneider (www.natashashneider.org), vocalista da banda Eleven – uma das bandas regravadas neste álbum – que morreu de câncer recentemente.

Moral da historia: Analisando a fundo a carreira destes caras - lembrando, isso aqui é só um resuminho, muito do que foi feito de bom na musica pop movida na base da guitarra nos últimos anos teve alguma influência do Gutter Twins. E eles se apresentarão pela primeira vez no Brasil dia 1° de julho em São Paulo e no Bourbon Street Music Club para mais ou menos 300 sortudos. Então, espero que sua sorte esteja em dia.




+ sobre o disco Adoratta do Gutter Twins aqui: http://giancarlorufatto.blogspot.com/2008/09/gutter-twins-adorata-ep.html


+ sobre o Aghan Whigs aqui:
http://giancarlorufatto.blogspot.com/2009/03/afghan-whigs.html


A lista abaixo era pra ser apenas a discografia essencial, era.

ps1: De todos estes discos, apenas dois tiveram edição nacional - congregation do Afghan Whigs e Bubblegum do Mark lanegan.

ps2: Todos os links postados são de blogs de outros paises.


Greg Dulli:

Mark Lanegan:

Isobel Campbell & mark lanegan:



Soulsavers (feat.Mark Lanegan)

Twilight Singer:

The Screaming trees:

The Afghan Whigs:

The Gutter Twins: