Olá, esse blog foi aposentado e as novidades estão todas em: http://giancarlorufatto.tumblr.com

:)

The Gutter Twins - Adorata EP


Aviso: clichê a seguir.

Todo disco que tenha o nome de Mark Lanegan nos créditos é disco do ano.

O segundo lançamento de Greg Dulli (Afghan Whigs, The twilight Singers) e Mark Lanegan neste ano não foge a regra estabelecida desde Rated R do Queens Of The Stone Age: Todos os discos em que Lanegan empresta sua voz figuram entre os melhor do ano. Só este ano Lanegan participa do disco do Bomb the Bass, um disco dueto com a Isobel Campbell (Sunday At Devil Dirt) e dois (!) com o Gutter Twins. Outra participação, mas do ano de 2007 e que merece ser lembrado é com o Soulsavers no disco “gospel enfumaçado” Its Not How Far You Fall, Its The Way You Land.

O EP de covers e sobras Adorata foi lançado no ultimo dia dois de setembro via Itunes e sua renda será em beneficio à Fundação criada em homenagem à Natasha Schneider (www.natashashneider.org), vocalista da banda Eleven e tecladista do Quens Of The Stone Age que morreu vítima de câncer este ano.

É do Eleven (banda que contava com Jack Irons – baterista que gravou dois discos com o Pearl jam) a canção Flow like a river, um chiclé dançante levado à base de um riff de slide distorcido e que ficou fiel à gravação original de 2003. A marca do Gutter Twins aparece em Down the line do bardo sueco José González e em Belles da obscura banda folk Vetiver, duas canções originalmente acústicas que receberam texturas de guitarras inéditas para os trabalhos destes artistas.

Se vivêssemos num mundo perfeito, a versão de Duchess, presente em Scott Walker 4 tocaria em qualquer Fm, seria trilha de novela. Como consolo deve entrar na lista de todo mundo que gosta de música pop. Outros destaques são o cover de Deep Hit Of Morning Sun presente em Evil Heat do Primal Scream e a tradicional St. James Infirmary, uma sobra de Ballad Of Broken Seas primeiro álbum de outro projeto de Mark Lanegan com a cantora-delicia Isobel Campbell.

Se Saturnalia - lançado pela dupla no começo do ano - já tinha lugar reservado na lista dos grandes lançamentos de 2008, Adorata garante o Gutter Twins como um dos grandes nomes deste século.

http://www.myspace.com/theguttertwins

St. James Infirmary