Olá, esse blog foi aposentado e as novidades estão todas em: http://giancarlorufatto.tumblr.com

:)

Baixos teores de alcatrão.


Quando conheci Tom Waits, ele já tinha a voz de monstro de filme de terror há pelo menos vinte anos. É com essa voz que ele gravou “Small Changes” em 1976, “Heartattack and Vine” em 1980 e o “Rain Dogs” em 1985, só para citar três clássicos da carreira do homem. Se a carreira do cantor é marcada por discos praticamente inclassificáveis (é jazz? é blues? é rock? é só barulhos e grunhidos?), existe um Tom Waits que gravou apenas dois discos, os dois primeiros de sua carreira, lá na primeira metade dos anos 70. “Closing Time” e “The heart of Saturday night” eram descaradamente bem acessíveis. A voz ainda era limpa (para os padrões Waits - é claro), flertava com o folk, com o pop da época e com Bruce Springsteen também em inicio de carreira. As canções que abrem estes discos, respectivamente “Ol’55” e “New Coat of Paint” estão entre as melhores composições de todos os tempos.

Eis que só agora descobri os “Early Years” de Tom Waits, coletâneas com muitas sobras e demos desta época “baixos teores de alcatrão” do homem. E os volumes (são dois) conseguem ter uma unidade de disco, um espírito próprio que coletâneas não tem.

Neste site aqui tem toda a discografia pra baixar, caso você não conheça Tom waits, comece pelos discos famosos que citei ali em cima e depois ouça os dois primeiros para sentir a diferença e só depois os “early years”.


* a senha para todos os discos deste site é o proprio site: www.peb.pl