Olá, esse blog foi aposentado e as novidades estão todas em: http://giancarlorufatto.tumblr.com

:)

Myspace da semana:

Monauralhttp://www.myspace.com/monaural

Da onde? De alguma garagem da zona leste de São Paulo. (BR)

Nirvana cara! “Acaba logo com isso!” está entre as coisas mais legais que o rock 2008 proporcionou. E pouco importa se tudo na banda –incluindo a formação – lembra 1992. Os caras não são de hoje, tem uns dois ou três trabalhos, entre discos e Eps, mas é neste single que eles finalmente acharam a equação certa do barulho nas canções. E graças a Deus, não estão perseguindo Strokes, Killers ou Franz Ferdinand como uns e outros que andam nos empurrando como salvação.




Alt-ctrl-sleephttp://www.myspace.com/altctrlsleep

Da onde? De algum porão escuro em Huntersville, Carolina do Norte. (EUA).

Vou contar o que aconteceu: A música do casal “Alt-Ctrl-Sleep” foi gravada em 1988 num estúdio minúsculo no meio do nada nos Estados Unidos. Nevava muito no dia em que as gravações terminaram. O casal foi para sua casa se abrigar e as fitas ficaram no estúdio. Quis o destino que a nevasca que assolou a Carolina do Norte (veja o google para mais informações) soterrasse o estúdio. Resultado: o disco do Alt-Ctrl-Sleep ficou guardado numa mala que só seria encontrada e aberta pelos arqueólogos da Lakeshore Records em 2008. Todas essas mentiras a parte, coloque para tocar e tenha uma boa noite.



Meikohttp://www.myspace.com/meiko

De onde? De algum condomínio classe B de Los Angeles. Poderia ser do seriado “OC” também. (EUA)

Essa garotinha está na capa do myspace americano há algum tempo e acaba de lançar seu primeiro disco. O som é aquele pop baseado em violões dedilhados que vem dando dinheiro às cantoras desde os anos 70. Meiko é como uma Kate Nash mais mulherzinha e canta como se estivesse contando um segredo, algo entre ela e o ouvinte - o que de certa forma acaba lembrando Regina Spektor ou os bons tempos da Jewel. No myspace você descobre que ela é amiguinha da menina que ficou famosa porque beijou outra menina - Katy Perry. Hum, será? Se servir como referência era isso o que a Mallu Magalhães deveria estar gravando. Mas é um som bonitinho e “piano song” vale um caldo.


Jim white. – http://www.myspace.com/officialjimwhite

Da onde? Athens, Geórgia, também conhecida por ai como terra do REM. (EUA)

Jim White é um típico pai de família americano com dom pra música. Enquanto os filhos estão na escola, tranquilamente tira o seu Ford RAM para fora da garagem, carrega o violão e a guitarra do filho mais velho (o que já está na faculdade e no time de futebol) e grava suas musicas. Não raro, ele acaba chamando os vizinhos para uma jam no jardim, enquanto suas mulheres preparam quitutes. Parece piada, mas não é. Boa parte da música produzida nos Estados Unidos começa assim e pode vir a se tornar a carreira de um Johnny Cash da vida ou de um Grandaddy - banda que serve como exemplo para esta descrição.



Martina Viorhttp://www.myspace.com/martinavior

Da onde? De algum colchão sobre alguma cama de ferro em algum quarto de assoalho de madeira e pé direito alto em Buenos Aires. (ARG)

O que a Argentina tem produzido de cantoras-delicias é um absurdo. Martina é da turma de cantoras que andam pelo país hermano tocando suas canções no violão apoiadas por uma tímida presença eletrônica. Isso e derretendo corações mais ou menos melancólicos. Enquanto o Brasil se virava com a música de cantoras com voz de macho e nenhuma malícia (ou muita malícia e nenhuma música), a Argentina correu por fora e vem se saindo muito bem no quesito libido musical. Martina por exemplo parece soletrar tudo como se tivesse levado um pé na bunda ontem à noite e fica pelos cantos se fazendo de coitadinha.