Olá, esse blog foi aposentado e as novidades estão todas em: http://giancarlorufatto.tumblr.com

:)

Menino da Porteira






Você começa a perceber que todas as musicas que você ouvia nas rodas de viola e gaita eram sobre gente morta quando seleciona algumas para cantar ao seu jeito. Engraçado que em varias destas cantorias pelas festas de família pelo interior são omitidas partes mais trágicas ou menos interessantes. Quando procurei a letra de “Menino da Porteira” algumas versões traziam quatro estrofes, outras três e eu só conhecia duas, as duas que são famosas, claro.

A idéia inicial era gravar um EP de canções “tradicionais” trágicas para o halloween ou para finados e tal, mas me toquei que todas essas canções me ligavam direto ao meu avô e as canções que me lembram da sua casa, da sua vida e tal. Meu avô foi caminhoneiro (e morreu na estrada) por mais ou menos uns quarenta anos, tempo suficiente pra influenciar toda a família e eu não sou indiferente a essa influencia.

Não sei de quem é a original, a internet credita ao Sergio Reis, mas eu sempre achei que fosse de domínio público. A letra desta musica e de outras varias do cancioneiro tradicional eram encontradas naquele livrinho "cantemos" que as igrejas tinham muito antigamente.

Estas gravações não tem fins lucrativos, apenas terapêuticos, eu acho.