Olá, esse blog foi aposentado e as novidades estão todas em: http://giancarlorufatto.tumblr.com

:)

Ando Só

(a versão original é dos Engenheiros do Hawaii)

Estamos em 2011 e faz uns 20 anos que humberto Gessinger e sua banda escreveram “ando só”, presente no álbum “Varias Variáveis”. Quando morava em Coronel Vivida, lá no faroeste do Paraná, os engenheiros eram maior que Beatles, Roberto Carlos ou Legião. Pelo menos pareciam ser, afinal, tocavam na FM “studio 3” um milhão de vezes por dia e não havia como decorar todas aquelas letras. Só fui descobrir que havia quem torcesse o nariz para eles quando comecei a ler a Bizz e estudar no Cefet de Pato Branco. Aparentemente a cisma com os Engenheiros do Hawaii tinha a ver com o fato de que eles relembravam artistas ou estilos que o mundo todo estava querendo esquecer – incluindo os timbres dos anos 80. O leigo sempre tocava no papo do progressivo e das letras filosofais, mas enquanto legião batia no coração dos apaixonados/rejeitados, os engenheiros acolhiam aqueles que pareciam estar perdidos ou tentando entender o mundo ao seu redor. E no mundo, havia muitas frases de efeito e nenhum sentido. O disco que eu realmente gosto da banda é um acústico de 1993, “filmes de guerra, canções de amor”, um dos primeiros acústicos que o pop brasileiro forjou. Ali, os tres caras, Gessinger, Licks e Maltz estavam livres de toda aquela parafernália dos discos, era uma banda acústica tocando suas musicas e reinventando algumas. Ali no meio, “Ando só” era uma das mais bonitas do disco.

A brincadeira de gravar musicas da minha infância tem algumas regrinhas imaginarias: eu folgo as segundas, fico em casa sozinho, aproveito pra ligar o homestudio, gravar, mixar e jogar na web tudo em pouquinhas horas. As versões são fáceis de fazer porque você não precisa se ater a nada da musica original, nada alem da letra, claro. Cedo ou tarde alguém irá me processar pela brincadeira sem fins lucrativos. Voltando, estamos em 2011 e incrivelmente, trocentos anos depois do fim da bizz, dos engenheiros e da industria musical, as pessoas ainda torcem o nariz pra banda e de maneira engraçada, ex: toquei a musica para minha namorada, ela gostou, disse que não era minha, era dos Engenheiros e ela fez um discurso do tipo “Eu não posso ouvir Fresno e Jonas Brothers, mas você pode tocar engenheiros do Hawaii nesta casa”. Era piada dela, obvio, mas é interessante ver que esse recalque ainda existe.

Ah, minha versão da musica é tipo "como seria se fosse uma canção dos Stones?" com um andamento roubado de "girl with faraway eyes", o unico tipo de música que eu sei fazer.